sábado, 17 de dezembro de 2011

CAMPANHA DO LAÇO BRANCO 2011

A campanha acontece de 25 de Novembro (Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres) a 10 de Dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) em mais de 130 países.

O Núcleo de Psicologia Social - Abrapso Belém realizou mobilizações vinculadas à Campanha Nacional do Laço Branco (www.lacobranco.org.br) que busca mobilizar e engajar os homens nessas ações . 

A amarração de laços brancos nos pulsos é realizada como símbolo do compromisso com a não-violência e não-omissão dos homens e este ano foi realizada no decorrer dos 16 dias de ativismo em Belém e Ananindeua, contando com a colaboração de vários parceiros.

Segue breve descrição de cada atividade:


UFPA (06/12) = A Profª Lúcia Lima desenvolveu a atividade com a colaboração de estudantes de matemática e letras no terminal de passageiros do 3º portão na UFPA. A campanha teve boa recepção e em pouco tempo já tinham conversado com várias pessoas e colocado os laços.

Estudante distribuindo as fitas da campanha no terminal de passageiros da UFPA


UREMIA (Unidade de Referência Materno Infantil) (07/12) = Como foi realizado na sexta após o feriado, havia poucas pessoas, mas realizou-se a campanha indo em cada setor da unidade. A atividade lá se deu em parceria com a IFMSA - Brazil (International Federation of Medical Students Associations).

Guarda Municipal de Ananindeua (07/12) = Distribuição das fitinhas e diálogos sobre a questão da violência contra mulher, com a colaboração de guardas. A atividade foi considerada bastante produtiva.

Guarda Municipal de Ananindeua

Feira de Ananindeua (10/12) = Além da participação de integrantes do núcleo, contou com alguns parceiros que se engajaram na campanha tornando-a um momento de diálogo e descontração. Aqui, houve o espaço para um contato mais direto, e até poesias foram declamadas!
Codó distribuindo as fitas

Poeta Rubens de Almeida

Rádio Cabana FM (10/12) = Espaço concedido pela rádio para falar da campanha. Quem nos representou foi Ana Lúcia.


Ana Lúcia na Rádio Cabana FM

Conexão Cultura (10/12) = A vinheta da campanha foi rodada na rádio cultura e tivemos espaço para falar da campanha no programa conexão cultura. Quem nos representou foi Herbert Pereira.

            A diversidade de espaços proporcionou uma campanha maior e com uma aproximação mais efetiva das pessoas. A ideia é que as atividades vinculadas à campanha não se delimitem apenas ao período de ativismo, e por isso já temos algumas outras atividades agendadas para o início de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário