Quem somos

Fundada em 1980, a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) constitui-se em importante espaço de intercâmbio e posicionamento crítico frente às perspectivas naturalizantes e a-históricas de produção de conhecimento e intervenção política em nossa sociedade.

Quem integra a ABRAPSO?

A ABRAPSO é composta por profissionais (psicólogos, pesquisadores, militantes, gestores públicos) e estudantes (em processo de graduação ou pós-graduação), que, por meio do ensino, investigação e extensão, contribuem para a produção da Psicologia Social no Brasil, bem como sua difusão de modo crítico e atuante.

O que faz a ABRAPSO?

  • Congrega pessoas dedicadas ao estudo, ensino, investigação e prática da Psicologia Social no Brasil, por meio da realização e incentivo a atividades de análise e gestão coletivas de saberes-interventivos, tais como: congressos, cursos, palestras, seminários, debates, conferências e reuniões.
  • Incentiva e apoia institucionalmente o desenvolvimento de ações no campo social, buscando aliar-se a outras áreas do saber que atuem em uma perspectiva social crítica;
  • Manifesta-se publicamente em relação aos acontecimentos, com vistas à promoção da justiça social e da abertura de um debate plural e democratizante das relações.

O que é o Núcleo ABRAPSO Belém?

É uma instância autônoma local que organiza e representa a ABRAPSO na sua região. Desde 2006 realiza atividades em Belém e és espaço aberto a todos os interessados pela Psicologhia Social.  Anualmente o Núcleo organiza uma agenda com atividades ligadas a temas e discussões sobre questões sociais contemporâneas, articulando profissionais e estudantes da Psicologia e áreas afins, bem como movimentos sociais, organizações diversas da sociedade civil e interessados em pensar e intervir coletivamente de modo a politizar as questões que pautamos como candentes de nossa sociedade. Atualmente a coordenação do Núcleo é composta por:

  • Flávia Lemos - coodenação
Psicóloga, Doutora em História, Professora do Programa de Pós graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará.
  • Débora Linhares - secretaria 
Psicóloga e Historiadora, Mestranda do Programa de Pós graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará.
  • Larissa Medeiros - tesouraria
Psicóloga, Especialista em Psicologia da Saúde, Mestranda do Programa de Pós graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará.

  Por que se associar à ABRAPSO?

Para consolidar e ampliar as ações cotidianas visando o fortalecimento de um projeto político constituído por todos e todas que lutam por uma sociedade mais justa e por uma psicologia social criticamente posicionada.
Os associados obtêm descontos substanciais nos encontros nacionais, regionais e locais promovidos pela entidade, além de receberem notícias periódicas relacionadas à Psicologia Social.

Contatos:

E-mail: abrapsobelem@gmail.com                                                     
Sites: www.abrapso-belem.blogspot.com   e   www.abrapso.org.br
Facebook: Abrapso Belém 
Twitter: abrapsobelem